Os bairros Jardim Noroeste e Parque do Sol devem até 2015 receber, cada um, um CEU (Centro de Arte e Esporte Unificado). Conforma a diretora-presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), R$ 7 milhões devem ser ‘destravados’ para a construção dos centros.

Ela explica que esteve nesta terça e quarta em Brasília, no Ministério da Cultura, para destravar o dinheiro que estava paralisado e assim, em breve, abrir licitação para começar as obras.

Com 7 mil m², os CEUs tem como objetivo principal integrar em um único mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

Juliana explica que os centros passam por quatro fases: construção, montagem de equipamentos, mobilidade e continuidade. Ainda conforme ela, para dar melhor andamento ao processo, já na primeira etapa pretende envolver a comunidade (mobilidade) e promover oficinas nos bairros para que todos já começam entender o que será o centro.

“Vamos começar já com a construção a integrar a população neste processo, promovendo oficinas”, explica.

Zorzo ainda pontua que este tipo de centro é essencial, principalmente, na periferia. “Temos que fazer cultura para quem não tem acesso a cultura. Tem que levar para quem não tem. Dar novas condições de vida, por meio da arte. Com isso, podemos tirar muitas crianças das ruas”, pondera.

A expectativa é que o CEUs estejam prontos até 2015.