A descoberta de agrupamentos de “frutas” em Marte foi noticiada há uma década e forneceu alguns dos primeiros indícios de que existiria água em estado líquido no Planeta Vermelho – pelo menos em algum momento de sua história. Agora, uma imagem feita por uma das sondas na Nasa, a agência espacial americana, evidencia, em close, que essas esferas ainda existem – e estão embutidas em rochas marcianas como mirtilo (blueberry) em um bolo. A imagem, divulgada neste início de 2014, faz parte das 50 melhores fotografias feitas pelos robôs Spirit e Opportunity reunidas em uma exposição no Museu do Ar e Espaço do Instituto Smithsoniano, nos Estados Unidos.

A Opportunity encontrou esse conjunto de “mirtilo” na cratera Eagle, onde aterrissou em 24 de janeiro de 2004 e logo analisou a composição com seus espectrômetros. Teorias anteriores sugeriam que esses “frutos” foram criados por simples reações químicas, sem contribuição de qualquer forma de vida. No entanto, pesquisadores descobriram no ano passado que havia evidência da participação de vida microbiana na formação desses elementos. Essa descoberta levantou a possibilidade the que os blueberries marcianos podem não apenas revelar que havia água em Marte – mas também que um dia existiu vida microscópica.

A exposição comemorativa aos 10 anos das sondas Spirit e Opportunity em Marte foi organizada por cientistas que participaram da missão e está aberta ao público em Washington, D.C. Além das imagens de “frutas”, a mostra conta ainda com imagens em grande escala de crateras, montanhas, dunas, nuvens de poeira, meteoritos, formações rochosas e também o pôr do sol marciano – que tinge o céu em tons de azul, ao contrários da paleta de cores vermelha que ilumina o firmamento terráqueo.