O presidente francês, François Hollande, anunciou neste sábado à AFP sua separação de Valérie Trierweiler, duas semanas depois que sua relação com a atriz Julie Gayet veio à tona.

Explicando que falava a título pessoal e não como chefe de Estado, dado que se trata de sua “vida privada”, Hollande declarou: “Anuncio que a vida que compartilhava com Valérie Trierweiler chegou ao fim”.

O presidente francês havia se comprometido no último 14 de janeiro, durante coletiva de imprensa, a dar uma definição sobre a situação do seu relacionamento depois que a revista de celebridades Closer divulgou – na edição de 10 de janeiro – sua relação com a atriz de 41 anos.

Hollande havia dito que falaria sobre seu futuro antes de sua viagem oficial aos Estados Unidos, no próximo 11 de fevereiro. Ele foi convidado pelo casal presidencial Barack e Michelle Obama.

Valérie Trierweiler, 48 anos, que ficou hospitalizada durante oito dias após um estado de choque no dia seguinte à publicação da revista Closer, passou a última semana na residência presidencial de La Laterne, nos arredores do parque do Castelo de Versalhes.

Trierweiler deve ir neste domingo à Bombaim, na Índia, para participar de um evento humanitário promovido pela ONG Ação contra a Fome.