Francisco oficia primeiros casamentos de seu pontificado
O papa oficiou neste domingo os primeiros casamentos de seu pontificado ao unir 20 casais aos quais lembrou que esta instituição é um “símbolo de vida real, não de ficção” por isso que, além de alegrias, também haverá dificuldades mas, segundo explicou, isso é o que a faz “humana”. Estas foram as palavras de homilia […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O papa oficiou neste domingo os primeiros casamentos de seu pontificado ao unir 20 casais aos quais lembrou que esta instituição é um “símbolo de vida real, não de ficção” por isso que, além de alegrias, também haverá dificuldades mas, segundo explicou, isso é o que a faz “humana”.
Estas foram as palavras de homilia que o pontífice argentino pronunciou antes de casar estas 40 pessoas pertencentes à diocese de Roma.
“O casamento é um símbolo de vida, vida real, não é uma ficção!. É a reciprocidade das diferenças, não é um caminho fácil, sem conflitos, não… porque se for assim, não seria humano. É um percurso às vezes difícil e conflituoso, mas essa é a vida!”, disse.
O papa oficiou este rito um mês antes da realização do Sínodo de bispos sobre a Família que começará em 5 de outubro e que deverá traçar a linha pastoral neste âmbito.
Neste sentido, o papa disse que as famílias são “o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, exercem os ‘tijolos’ para a construção da sociedade”.
Francisco já presidiu a imposição de outros sacramentos como a confirmação e a ordenação sacerdotal mas, como bispo de Roma, ainda não tinha casado nenhum de seus fiéis.
Entre os 20 casais de sua diocese que contraíram casamento está o formada por Gabriella e Guido, de 56 e 49, que estiveram acompanhados pela filha da primeira.
Gabriella foi uma mãe solteira e Guido contraiu casamento no passado apesar de posteriormente ter sido declarado nulo pelo tribunal eclesiástico da Santa Rota, segundo o jornal “La Repubblica”.
Outro casal é formado por Flaviano e Giulia, os mais jovens, que tinham pensado renunciar ao banquete nupcial pelo elevado custo do mesmo já que ela trabalha em um restaurante de fast-food e ele acaba de perder seu emprego.
Por esta razão, sua paróquia se mobilizou para organizar uma festa na qual participará “toda a comunidade”, segundo disse ao mesmo meio.
Passaram-se 14 anos desde a última vez na qual um pontífice oficiou de forma pública e coletiva um casamento, concretamente desde o ano 2000, quando João Paulo II dividiu este sacramento a uma série de prometidos por causa do Jubileu.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.