Uma mãe teve sua conta do Instagram bloqueada na última semana, após publicar a foto de sua filha de 19 meses de idade com botas, roupas íntimas e o vestidinho levantado – na imagem a criança aprecia o tamanho de sua barriga – considerada “nudez” pela plataforma. Segundo o The Independent, Courtney Adamo é blogueira da butique de bebê Babyccino Kids e desabafou no blog da loja sobre a atitude da rede social que considerou o post inapropriado.

“Eu achei que era uma foto tão doce da minha menina e ela tão linda com a barriga redonda. E adorei o seu orgulho tão evidente na foto – uma figura doce e inocente”, diz Courtney. A foto de sua filha Marlow deu origem a uma série de e-mails da rede social dizendo que ela precisava retirar a imagem, pois implicaria violação das regras.

Após perceber a remoção feita pela Instagram, Courtney, mãe de quatro filhos (dois meninos e duas meninas), publicou novamente a foto. Horas depois, descobriu que sua conta foi desabilitada. Ela afirma que leu as regras do Instagram duas vezes e não havia nada que proibisse a publicação. “A menos que uma barriga de bebê seja considerada nudez (…) mas claramente não é”, afirmou a blogueira.

Como resultado, a história espalhou-se na internet e ganhou a hashtag #brinckbackcourtneybabyccino (do inglês, “traga de volta courtneybabyccino”). Após a campanha, a conta de Courtney Adamo foi reativada. Em nota, o Instagram afirma que é por essa razão que suas regras “impõem limites de nudez” e que “nem sempre agem da forma correta”. “Neste caso, nós erramos e restauramos a conta”.