Um forte terremoto de 6,2 graus na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira (5) pela manhã (horário local), no leste do Japão, abalando violentamente os arranha-céus do centro de Tóquio, anunciou a Agência de Meteorologia, acrescentando que não há risco de tsunami.

O terremoto aconteceu às 5h18 (17h18 de domingo em Brasília), com epicentro na ilha Izu Oshima, ao sul da capital, e a 160 km de profundidade. Os movimentos mais fortes foram registrados no centro da capital, completou a agência.

Já o instituto americano de pesquisa geológica (USGS, na sigla em inglês) informou a ocorrência de um sismo de magnitude 6.

Os movimentos mais intensos foram no centro de Tóquio, onde ficam os ministérios e prédios públicos do país, de acordo com dados divulgados pela agência japonesa.

As autoridades abriram uma célula de crise para obter, rapidamente, informações sobre eventuais danos, ou vítimas. Segundo o canal público NHK, que interrompeu sua programação, ainda não há relatos de feridos.

Várias linhas de trem suspenderam seus serviços para controlar as vias. O tráfego era normal no aeroporto de Tóquio-Haneda.

A companhia de energia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco) anunciou que não foi registrada qualquer anomalia no centro nuclear de Fukushima, a nordeste de Tóquio.