As altas temperaturas enfrentadas pelo Estado de Santa Catarina no início deste ano levaram a secretaria estadual de Educação a adiar a volta às aulas para 279 mil alunos da rede.

O início do ano letivo estava previsto para o dia 13 de fevereiro, mas os estudantes de Araranguá, Blumenau, Brusque, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville e Tubarão voltarão às salas de aula apenas na próxima segunda-feira (17).

Em nota, a secretaria afirmou que a decisão de alterar o calendário letivo foi tomada após consulta à previsão meteorológica, que estima continuidade do calor até o fim da primeira quinzena do mês. A temperatura máxima prevista para Florianópolis nesta segunda é de 34°C, de acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

As aulas devem ser repostas para garantir o ano letivo de 200 dias de aula, conforme legislação nacional. “A forma de reposição das atividades escolares, para o cumprimento da legislação pertinente, deve ser definida pelas Gerências Regionais de Educação, em conjunto com as unidades escolares”, explica a nota.

Cerca de 121 mil alunos de outras 11 regionais, incluindo Jaraguá do Sul, voltaram às aulas nesta segunda-feira (10). O ano letivo para alunos da rede estadual de cidades como Lages, Chapecó e São Joaquim –185 mil–, começará na próxima quinta-feira (13).