Forças ucranianas apertam cerco em torno de Donetsk

As forças ucranianas seguem apertando o cerco em torno da região de Donetsk, apesar de os rebeldes pró-russos ainda manterem várias fortificações fundamentais ao leste da cidade. “As forças da operação antiterrorista estreitaram o cerco contra Donetsk e Lugansk”, anunciou nesta quarta-feira Andrei Lisenko, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia. As […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As forças ucranianas seguem apertando o cerco em torno da região de Donetsk, apesar de os rebeldes pró-russos ainda manterem várias fortificações fundamentais ao leste da cidade.

“As forças da operação antiterrorista estreitaram o cerco contra Donetsk e Lugansk”, anunciou nesta quarta-feira Andrei Lisenko, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia.

As forças ucranianas e os separatistas se encontram em combates em cerca de 20 localidades nas duas regiões rebeldes, mas ainda não há uma previsão de retomada de Donetsk, como já ocorreu anteriormente com Lugansk.

Segundo os insurgentes, as tropas ucranianas praticamente cercaram as fortificações de Gorlovka e Yenakievo, que se encontram a dezenas de quilômetros da capital Donetsk.

No entanto, as forças ucranianas fracassaram em suas ofensivas contra Krasni Luch, a ligação entre ambas as regiões rebeldes, e Shajtiorsk, a cidade mais importante da região e na qual o avião malaio foi abatido com 298 pessoas a bordo.

Além disso, os rebeldes asseguram ter repelido um ataque e recuperado o controle sobre Ilovaisk, o que deveria atrasar a suposta retomada de Donetsk.

Segundo fontes oficiais, nas últimas 24 horas de combates contra os separatistas, as forças governamentais sofreram 11 baixas entre suas fileiras, além de ter registrado quase 50 feridos.

Além disso, outros 12 combatentes do partido ultranacionalista Pravy Sektor (Setor de Direitas) teriam morrido em uma emboscada, notícia que não chegou a ser confirmada pelas autoridades ucranianas.

Conteúdos relacionados