Forças Armadas iniciam operação com 30 mil militares nas fronteiras, inclusive em MS
Começou neste sábado (10) a Operação Ágata 8, em que as Forças Armadas reúnem mais de 30 mil militares para treinamento e combate aos crimes e irregularidades ocorridas nas fronteiras do Brasil. No Centro Oeste, Exército, Aeronáutica e Marinha estarão entre Mundo Novo (MS) e Comodoro (MT). A ação vai abranger toda a extensão da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começou neste sábado (10) a Operação Ágata 8, em que as Forças Armadas reúnem mais de 30 mil militares para treinamento e combate aos crimes e irregularidades ocorridas nas fronteiras do Brasil. No Centro Oeste, Exército, Aeronáutica e Marinha estarão entre Mundo Novo (MS) e Comodoro (MT).
A ação vai abranger toda a extensão da fronteira, que tem 16,8 mil quilômetros. O mesmo aconteceu em 2013, em função da visita do papa Francisco e da realização da Copa das Confederações. Nas seis primeiras edições, nos anos de 2011 e 2012, a operação patrulhou somente pontos estratégicos.
Segundo informações da Agência Brasil, também colaboram com a Operação as Polícias Federal, Militar e Rodoviária Federal. Também vão colaborar profissionais da Receita Federal e de agências governamentais como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Eles estarão atentos aos principais crimes fronteiriços, como tráfico de drogas e armas, contrabando, crimes ambientais e imigração, além de garimpo ilegais, por exemplo.
De acordo com o Ministério da Defesa, não há prazo para o término da ação, porém um balanço será divulgado. A Operação Ágata 8 é parte do Plano Estratégico de Fronteiras, criado pela presidenta Dilma Roussseff em 2011. Antes da deflagração, o governo brasileiro manteve contato com os dez países vizinhos para repasse de informações sobre o emprego do aparato militar.
A operação está sob comando do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do general José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.