O náufrago salvadorenho José Salvador Alvarenga, que apresenta bom estado físico, está sofrendo de fobia do mar, motivo pelo qual não é recomendável que volte para a cidade costeira onde nasceu, disseram nesta quinta-feira (14) médicos consultados pela AFP. O náufrago chegou na terça-feira a El Salvador, procedente das Ilhas Marshall, onde foi resgatado em 30 de janeiro.

Alvarenga, 37, sofre de “estresse pós-traumático”, que pode prolongar sua estada no hospital, declarou o psiquiatra que o atende, doutor Angel Fredi Sermeño. “Ele ficou com talassofobia, que é medo do mar. Não quer saber de nada ligado ao mar”, explicou o psiquiatra.

Diante desse diagnóstico, “não é recomendável por enquanto” que volte para sua cidade natal, Garita Palmera, um povoado costeiro 118 quilômetros ao sudoeste da capital, onde sua família vive.

O médico destacou que Alvarenga “não tem delírios” e “não apresenta transtorno mental grave”.

O náufrago está sendo atendido no hospital público San Rafael, em Santa Tecla, 12 quilômetros   ao oeste de San Salvador. Seus pais e a filha de 14 anos estão com ele, enquanto se recupera.