A Fifa barrou 50 torcedores com ingressos falsos tentando entrar no Itaquerão no jogo de abertura da do Mundo de 2014, na quinta-feira. O número foi anunciado nesta sexta-feira pelo diretor de marketing da entidade, Thierry Weil, em entrevista coletiva nesta manhã.

Segundo Weil, os ingressos falsos eram cópias fiéis dos bilhetes originais. Por isso, foram de difícil identificação até pela própria Fifa.

Weil complementou, entretanto, que todo ingresso original da Copa do Mundo tem um chip dentro dele. Esse chip é testado sempre que um torcedor chega ao estádio. Foi por meio dele que a Fifa verificou que 50 entradas eram falsas.

O diretor da Fifa lamentou a falsificação até porque, segundo ele, muitos torcedores não sabiam que portavam ingressos falsos até que fossem barrados na entrada do estádio. “É muito triste quando isso acontece com uma família. Chega o pai, com seus filhos, e ele não pode entrar no estádio”, disse ele.

“Aí vamos ver que ele comprou o ingresso de um amigo, que por sua vez comprou esse ingressos de outra pessoa”, complementou Weil. “Por isso,é importante que as pessoas só comprem ingressos nos postos oficiais de venda da Fifa.”

A Fifa vende ingressos no www.fifa.com/ingresso ou em postos de retirada de bilhetes instalados em cidades-sede.

Venda de ingressos

No início do mês, a Fifa informou que já vendeu de quase 3 milhões de ingressos para a Copa. Ao todo, 3,1 milhões de ingressos foram postos à venda.

Segundo a Fifa, em nenhuma Copa anterior a busca por ingressos foi tão grande. Entretanto, Weil afirmou que ainda é possível encontrar entradas para várias partidas.

Na quinta, horas antes da abertura da Copa, a Fifa pôs ingressos para o jogo à venda. “Sugerimos que os torcedores sempre entrem no site. Ingressos devolvidos podem ser postos à venda em cima da hora.”