FHC diz lamentar que Lula tenha levado campanha a níveis ‘tão baixos’
Em um novo episódio da recente troca de farpas pública entre petistas e tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira (16), por meio de uma rede social, lamentar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “tenha levado a campanha eleitoral para níveis tão baixos”. Neste domingo (15), durante convenção que oficializou o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em um novo episódio da recente troca de farpas pública entre petistas e tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira (16), por meio de uma rede social, lamentar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “tenha levado a campanha eleitoral para níveis tão baixos”.
Neste domingo (15), durante convenção que oficializou o ex-ministro Alexandre Padilha como candidato ao governo de São Paulo, Lula criticou declarações feitas na véspera por Fernando Henrique, afirmando que o tucano “estabeleceu a maior promiscuidade entre Executivo e Congresso Nacional quando ele começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição em 1996”.
“Lamento que o ex-presidente Lula tenha levado a campanha eleitoral para níveis tão baixos. Na convenção do PSDB não acusei ninguém; disse que queria ver os corruptos longe de nós. Não era preciso vestir a carapuça. A acusação de compra de votos na emenda da reeleição não se sustenta: ninguém teve a coragem de levar essa falsidade à Justiça”, escreveu Fernando Henrique em sua conta pessoal no Facebook.
O PSDB oficializou no sábado (14), em convenção nacional, a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência da República. Na ocasião, Aécio afirmou que um “tsunami vai varrer do governo federal aqueles que lá não têm se mostrado dignos e capazes de atender às demandas da população brasileira”.
Durante o evento partidário deste domingo, Lula afirmou que o PT deverá neste ano fazer uma “campanha da esperança contra o ódio” e previu que a disputa eleitoral deverá ter “uma boa dosagem de debate ideológico nesse país”.
Depois, sem citar o nome, fez uma referência ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Ainda ontem na convenção deles vi o ex-presidente falar com a maior desfaçatez ‘é preciso acabar com a corrupção’. Ele devia dizer quem é que estabeleceu a maior promiscuidade entre Executivo e Congresso Nacional quando ele começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição em 1996”, declarou.
Diante de uma plateia de petistas, o ex-presidente da República disse ainda que o sentimento negativo em relação ao PT vem da “elite conservadora”, segundo ele, incomodada com a ascensão social.
Em boa parte de seu discurso, Lula criticou os governos do PSDB e rebateu declarações dos adversários realizadas neste sábado na convenção que oficializou a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República.
“Agora, ontem o candidato dizia ‘Vai ter um tsunami que vai varrer o PT do Brasil’. Ora, por que eles não colocam o tsunami para trazer água de volta para o Sistema Cantareira, que seria muito mais fácil, que estaria ao alcance deles?”, afirmou, em referência à crise no abastecimento de água na capital paulista.
Em outro momento, Lula abordou a corrupção, dizendo que “tem muita gente do PT que fica agoniada” com o tema e “que deixa muita gente com vergonha”. O ex-presidente então disse que o governo petista foi o que mais criou mecanismo de combate à corrupção, argumentando que investiu na Polícia Federal para investigar e garantias ao Ministério Público.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande
Nesta quarta-feira (11), mais de 100 médicos estarão trabalhando nas unidades de saúde de Campo Grande
STF retoma julgamento sobre conteúdos ilegais na internet
Julgamento começou em 27 de novembro e já dura quatro sessões
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.