A realizou nesta quinta-feira (2), na abertura do Salão de Paris 2014, na França, a apresentação oficial da 458 Speciale A, que terá produção limitada em 499 carros.

A versão será equipada com o mesmo motor 4.5 V8 da Speciale cupê, de 605 cavalos, que a tornou a Ferrari conversível mais potente entre todas já criadas.

Ela vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos e chega a 200 km/h em 9,5 segundos, diz montadora, pouco mais do que o cupê. Em altas velocidades, o aerofólio traseiro eletrônico pode ser elevado para colocar o no chão, ou então baixado, para diminuir a resistência do ar.

Assim como a versão cupê, a Speciale A é equipada com o sistema Side Slip Angle Control (SSC), que usa algoritmo para distribuir torque nas rodas, corrigindo um possível sobresterço na direção do veículo. Outra novidade é a melhora na transmissão com ajuda de tecnologia da Fórmula 1.

Os freios Brembo carregam os mesmos componentes usados na LaFerrari – híbrido de 976 cv -, enquanto as rodas de 20 polegadas em alumínio são 12 kg mais leves que as da sua antecessora, a 458 Spider.

A capota retrátil, de alumínio, acrescenta cerca de 50 kg ao peso total do carro e pode ser aberta ou fechada em 14 segundos. De acordo com a fabricante, os ocupantes podem manter uma conversa normalmente mesmo com a capota aberta a 200 km/h.