Roger Federer classificou a Suíça para a final da Copa Davis pela primeira vez desde 1992 ao vencer sem dificuldades o italiano Fabio Fognini, em Genebra, neste domingo.

Contando com o incentivo da torcida, que lotou a Palexpo Arena, Federer derrubou o número 17 do ranking por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-3 e 7-6(4) em apenas duas horas, para dar à equipe suíça a incontestável vantagem de 3-1 no confronto.

A Suíça, que perdeu para os Estados Unidos na única vez em que chegou à final da Copa Davis, agora encara a França na final em novembro.

Os franceses venceram a atual campeã República Tcheca em Roland Garros.

“É realmente maravilhoso compartilhar isto (vitória) com meus companheiros de time”, disse Federer. “Eu acho que lutei muito hoje. Fabio se esforçou muito durante todo o fim de semana.”

“As condições eram difíceis, a quadra era muito rápida. Acho que não foi nosso melhor desempenho, mas, de novo, você deve lutar com o que tem em mãos e no final fiquei feliz por ter feito a diferença.”

Federer deu aos suíços o primeiro ponto na sexta-feira ao vencer facilmente Simone Bolelli. Em seguida, Stanislas Wawrinka ampliou o marcador com uma vitória sobre Fognini em sets diretos.

Fognini e Bolelli se redimiram no jogo das duplas, no sábado, vencendo Wawrinka e Marco Chiudinelli em cinco sets e jogando a pressão de volta aos suíços.

Poupado para o jogo de duplas, um descansado e revigorado Federer quebrou o saque de Fognini no sexto game para abrir 4-2 e, com uma nova quebra, fechar o primeiro set com facilidade.

O suíço, que venceu todos os cinco confrontos de simples que disputou na Copa Davis neste ano, continuou colocando o italiano em maus lençóis com golpes precisos, e quebrou o saque de Fognini no oitavo game do segundo set para abrir distância confortável na partida.

Fognini esboçou uma reação na última parcial, levando-a para o tie-break, mas o vencedor de 17 Grand Slams manteve os nervos e assinalou 7-4 na parcial decisiva para chegar à primeira final de Copa Davis de sua vitoriosa carreira.

“Por toda a Suíça, é maravilhoso estar na final neste momento”, disse o capitão da seleção Severin Luthi. “Não poderíamos estar mais contentes.”

“Roger não tinha muito tempo para se adaptar à quadra e às condições, e havia muita pressão. Para mim, ele jogou um tênis fantástico.”

A final entre França e Suíça será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro.