Famílias sem condições podem conseguir velório gratuito na Prefeitura de Campo Grande

No momento de dor pela perda de um ente querido o transtorno de preparar um velório é ainda maior para quem não tem dinheiro. O que muitos não sabem, é que a Prefeitura de Campo Grande oferece este serviço gratuitamente, para quem não tem condições de arcar ou algum plano funerário. A equipe da Secretaria […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No momento de dor pela perda de um ente querido o transtorno de preparar um velório é ainda maior para quem não tem dinheiro. O que muitos não sabem, é que a Prefeitura de Campo Grande oferece este serviço gratuitamente, para quem não tem condições de arcar ou algum plano funerário.

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) fica 24 horas de plantão pelo telefone (67) 3314-3273 e garante que toda família é atendida e orientada. “Nós fornecemos o velório completo, com caixão, flores, véu. As funerárias tendem a persuadir as famílias que já estão em situação emocional frágil e acabam convencendo-as de pagar altos valores por isso”, afirmou a chefe da Divisão de Benefícios da SAS, Sueli Viçoso do Amaral.

Para ter direito ao velório gratuito basta apresentar um comprovante de renda, que confirme que a família esteja em situação de vulnerabilidade. “Em alguns casos obrigamos a devolução do dinheiro, quando percebemos que a funerária explora os entes, que até chegam a fazer vaquinha”, disse Sueli.

Nesta quarta-feira (7) uma família em Campo Grande decidiu por enterrar um bebê morto no Hospital Regional em abril sem fazer velório, pois não tinham condições de pagar e o IMOL liberou o caixão lacrado, não sendo possível ver sequer o rosto do bebê.

“Neste caso nós poderíamos também ter auxiliado e providenciado ao menos a abertura do caixão para os pais darem o adeus final. Nós também fornecemos orientações e técnicos que auxiliam nos serviços para garantir os direitos dos familiares”, concluiu a chefe da Divisão.

Um funcionário da funerária que enterrou o bebê do caso acima entrou em contato com a reportagem e disse que o caixão foi aberto ao pais, por cerca de meia hora e que o velório não ocorreu por opção dos pais. (Matéria alterada às 18h31 para acréscimo de informações)

 

Conteúdos relacionados