Dirigir em São Paulo pode não ser das tarefas mais simples, mas os motoristas que transitam pela Avenida Dr. Franciso Ranieri, no bairro Lauzane Paulista, zona norte de São Paulo, possuem um desafio extra — que não está exatamente relacionado ao trânsito “louco” da capital paulista: andar em linha reta.

A dificuldade fica ainda maior nos fins de semana, quando é permitido estacionar nas laterais da via, que é estreita e faz parte do trajeto dos ônibus que circulam pela região. A dona de casa Shirley Romano, de 69 anos, moradora do bairro, diz que está preocupada com a mudança.

“Pego táxi quando venho do supermercado e todos os motoristas que passam por ali fazem a mesma reclamação. Se a pessoa não estiver muito atenta pode acabar entrando em um desses ônibus. Eu, como cidadã, quero saber o que significa um raio no meio da rua.”

Procurada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou, por meio de nota, que esse tipo de “sinalização é feita, geralmente, quando há necessidade de aumentar a área de espera e de passagem de veículos próximo aos semáforos e, com isso, garantir maior fluidez no trânsito” e que a medida está de acordo com as normas do Manual Brasileiro de Sinalização e demais legislações vigentes.

Ainda segundo a nota, a companhia está “elaborando projeto de readequação da proibição de estacionamento entre a Avenida Direitos Humanos e a Rua Dorival Dias Minhoto, visando melhorar as condições de circulação dos usuários no trecho citado”.