A exposição fotográfica “Parir é Poder” traz para o público, em imagens únicas, fotos de mães sul-mato-grossenses em seu momento mais pleno da vida: o nascimento de seu filho. O evento, que é aberto, acontece na Expansão do Shopping Campo Grande, desde a última quinta-feira (7) e segue até 25 de agosto.

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de respeitar o momento do nascimento, a exposição é organizada pela Parto do Princípio, uma rede de mais de 200 mulheres atuando voluntariamente em 21 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Na exposição estão expostas fotos de mulheres que tiveram seus desejos de parto e nascimento respeitados. As imagens positivas do parto mostram que quando a mulher tem a possibilidade de escolher o local de parto, seus acompanhantes e a maneira como quer dar a luz, este processo se torna muito mais positivo e transformador.

Representante da Parto do Princípio e uma das organizadoras do evento, Camila Zanetti, diz que por retratarem um momento tão emocionante, e a fim de respeitar os expectadores e a privacidade das mães, as imagens selecionadas são ao mesmo tempo discretas e significativas

Ela ressalta que a cada ano, o movimento em respeito ao parto ganha novas vozes, consolidando-se como uma manifestação expressiva de mulheres e homens que buscam resgatar o nascimento como um evento natural e marcante para a formação do ser.