Exportar produtos agrícolas é um “privilégio” no cenário atual, diz ministro
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, disse hoje (2) que o perfil das exportações brasileiras – cujas vendas de produtos primários ultrapassaram 50% da pauta de exportações, segundo a última balança comercial – é um “privilégio” no atual contexto, de recente recuperação da economia mundial e retração comercial. Borges participou na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, disse hoje (2) que o perfil das exportações brasileiras – cujas vendas de produtos primários ultrapassaram 50% da pauta de exportações, segundo a última balança comercial – é um “privilégio” no atual contexto, de recente recuperação da economia mundial e retração comercial. Borges participou na manhã desta quarta-feira do lançamento do portal BrasilExport – Guia de Comércio e Exterior e Investimento, no Itamaraty.
Ontem (1º), o minist[erio divulgou o resultado da balança comercial de junho, em que foi registrado o melhor período desde 2011. Neste mesmo resultado, verificou-se que as exportações brasileiras de produtos primários – como minerais e bens agrícolas – correspondem a mais da metade da pauta comercial.
“Isso [perfil agrícola] é um privilégio, em um contexto internacional tão adverso, ter uma base de produtos primários, especialmente agrícolas, tão competitivo no mundo”, disse Borges.
O ministro explicou que, como a variação da demanda por produtos básicos – especialmente alimentos – é menor do que a variação da demanda por produtos industrializados – em muitos casos, supérfluos -, o mercado brasileiro fica menos suscetível em relação à renda mundial.
“Em um momento de vacas magras do comércio internacional, ter produtos de baixa elasticidade [cuja demanda varia menos] e que vão ser consumidos a qualquer custo, é uma vantagem. A China, por exemplo, não vai reduzir a compra de produtos alimentares básicos em razão de uma baixa conjuntural da economia; o que pode ser feito em relação às manufaturas. Essa é uma posição que poucos [países] podem ter”, explicou.
No evento do qual o ministro participou hoje, foi lançada uma página do governo na internet com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre comércio exterior e de fomentar os investimentos no país. O projeto é uma parceria da pasta com os ministérios Ministério das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.