Ex-black bloc, Coringa quer vaga de deputado estadual no RJ

Ele protagonizou situações controversas nos protestos que tomaram o Brasil em junho de 2013. Conhecido por usar, nas manifestações de rua no Rio de Janeiro, a máscara do vilão Coringa, arqui-inimigo do Batman, o fotógrafo Cleyton Carlos Silbernagel foi considerado um dos principais delatores do movimento Black Bloc. É que ele foi peça-chave das investigações […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ele protagonizou situações controversas nos protestos que tomaram o Brasil em junho de 2013. Conhecido por usar, nas manifestações de rua no Rio de Janeiro, a máscara do vilão Coringa, arqui-inimigo do Batman, o fotógrafo Cleyton Carlos Silbernagel foi considerado um dos principais delatores do movimento Black Bloc.

É que ele foi peça-chave das investigações ao depor dizendo que partidos como o Psol e políticos como Anthony Garotinho financiavam os manifestantes – o que não foi provado – e ao “entregar” a forma violenta como os manifestantes agiam. Em certo momento, elegeu como alvo de ataques a ativista Elisa Quadros, a Sininho, líder do movimento presa no Rio em julho deste ano sob alegação de formação de quadrilha.

Coringa chegou ao ponto de gravar um vídeo em que pedia perdão a ela – pelas delações – e se dizendo apaixonado pela ativista. Hoje, afastado do movimento, busca vaga de deputado estadual pelo PSB. Mesmo tendo se transformado em vilão do grupo, Coringa, 24 anos, parece não ter arrependimentos. E está ávido por voltar às ruas. Afinal, pelas suas contas, foram cerca de 40 participações em manifestações até hoje.

Segundo o candidato, muitos ativistas de junho estão longe das ruas porque apoiam políticos nas eleições. “Por isso, o número de protestos agora reduziu muito.”

Conteúdos relacionados