Os Estados Unidos ordenaram a expulsão de três diplomatas do país em resposta a uma medida similar adotada pelas autoridades venezuelanas na semana passada, informou nesta terça-feira (25) uma fonte do Departamento de Estado americano.

O governo dos EUA deu aos três funcionários 48 horas para deixar o país. Os diplomatas foram identificados como Ignacio Luis Cajal Ávalos, Víctor Manuel Pisani Azpurua e Marcos José García Figueredo, que foram declarados “persona non grata”.

“Essa convenção permite que os Estados Unidos declarem qualquer membro de uma missão diplomática persona non grata a qualquer hora e sem a necessidade de apresentar uma razão”, disse o Departamento de Estado, citando a Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

A Venezuela acusa os norte-americanos de recrutar estudantes para liderar protestos em Caracas contra o presidente . Os EUA consideraram as acusações como “falsas e sem fundamento”.

Novo embaixador

O governo venezuelano planeja nomear um novo embaixador para os Estados Unidos hoje, apesar de acusar Washington de estimular a violência que já matou mais de 13 pessoas nos piores distúrbios em uma década na Venezuela.

As disputas entre os governos de ideologias opostas foram comuns durante a era do finado socialista Hugo Chávez, de 1999 a 2013, e continuam no mandato do seu sucessor, o presidente Nicolás Maduro, apesar de os EUA permanecerem como principal destino das exportações venezuelanas.

Os dois países não têm embaixadores entre eles desde 2008, e Maduro expulsou três diplomatas norte-americanos na semana passada, após acusá-los de recrutar estudantes para os protestos contra o governo.

Apesar da tensão, o presidente disse que o seu ministro do Exterior nomearia um enviado para Washington nesta terça-feira para tentar ativar as relações.

“A sociedade norte-americana precisa saber a verdade sobre a Venezuela”, declarou Maduro em uma reunião com governadores na noite de segunda-feira, no último dos seus discursos diários.

“Os norte-americanos acham que nós estamos matando uns aos outros. Eles estão falando de intervenção militar dos EUA na Venezuela. Que loucura! Se isso acontecer, você e eu sairemos com uma arma para defender o nosso território.”

Crise na Venezuela

A atual crise, na qual mais de 500 pessoas já foram presas e 150 ficaram feridas nas duas últimas semanas, provocou críticas do governo dos EUA e atraiu grande atenção. Celebridades como Madonna e Cher condenaram Maduro.

O ex-sindicalista, de 51 anos, que venceu uma eleição apertada para substituir Chávez no ano passado, disse que a mídia internacional está alinhada com os “imperialistas” para passar uma imagem de caos e repressão na Venezuela.

O ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona apoiou Maduro quando assinava um contrato para ser comentarista da rede de TV Telesur na Copa do Mundo que ocorrerá no Brasil.

“Estamos vendo todas as mentiras que os imperialistas estão dizendo e inventando. Eu estou preparado para ser um soldado da Venezuela para o que for preciso”, disse Maradona, amigo de Chávez e do líder revolucionário cubano Fidel Castro.

“Vida longa a Chávez, vida longa a Maduro, vida longa à Venezuela!”, completou Maradona.

Protestos esporádicos continuavam nesta terça-feira, com estudantes bloqueando ruas nos distritos do leste de Caracas, onde o poder aquisitivo é maior.

Os estudantes querem a saída de Maduro por causa da criminalidade, da inflação e da falta de produtos básicos, como leite, farinha e açúcar. Eles também acusam o presidente de reprimir brutalmente os protestos.

“Não saio daqui até que ele vá embora”, disse o estudante Pablo Jiménez, de 24 anos.

Líderes moderados da oposição têm pedido manifestações pacíficas e questionam a tática de montar barricadas na cidade. Muitos dos moradores de Caracas têm permanecido em casa. Boa parte das escolas está fechada, assim como parte do comércio.

Os protestos são o maior desafio que Maduro enfrenta nos seus dez meses no poder, mas não há sinais de que ele possa ser derrubado.