EUA concederá igual proteção a casais gays em todo país
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ordenará na segunda-feira a seus empregados no país que garantam, pela primeira vez, igual proteção perante a lei a todos os casais de casamentos homossexuais. A medida, anunciada neste sábado pelo procurador-geral dos EUA, Eric Holder, em discurso em Nova York, afetará todos os programas administrados pelo Departamento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ordenará na segunda-feira a seus empregados no país que garantam, pela primeira vez, igual proteção perante a lei a todos os casais de casamentos homossexuais.
A medida, anunciada neste sábado pelo procurador-geral dos EUA, Eric Holder, em discurso em Nova York, afetará todos os programas administrados pelo Departamento de Justiça, desde a proteção por falência até as visitas em centros penitenciários.
O memorando que será publicado na segunda-feira detalhará os direitos dos casais do mesmo sexo, incluído o direito de se negar a testemunhar caso possa incriminar o companheiro e inclusive nos casamentos não reconhecidos no estado onde vivem os casais.
O casamento gay é legal em 17 Estados do país. “Em cada julgamento, em cada trâmite e em cada local em que um membro do Departamento de Justiça represente o governo federal dos EUA, se esforçarão para garantir que os casais do mesmo sexo recebem os mesmos privilégios, proteções e direitos que os casamentos homossexuais sob a lei federal”, afirmou Holder.
O titular da Justiça americana comparou a campanha pelos direitos homossexuais com a luta pelos direitos civis dos anos 60.
“O papel do Departamento de Justiça na hora de lutar contra a discriminação deve ser tão enérgico hoje em dia como foi durante a época de Robert Kennedy”, afirmou Holder em referência ao procurador-geral e líder na defesa dos direitos civis.
O anúncio de Holder acontece menos de um ano depois de a Suprema Corte dos Estados Unidos dar um passo decisivo a favor do casamento gay ao declarar inconstitucional a Lei de Defesa do Casamento (DOMA, em inglês).
Essa lei define o casamento como “a união entre um homem e uma mulher” e impedia, portanto, que os homossexuais casados nos Estados onde é legal tivessem reconhecimento e benefícios fiscais em nível federal.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.