A atriz Maria Gladys, ex-namorada do cantor Roberto Carlos, ficou assustada com a repercussão do post publicado pelo amigo Marco Aurélio Marcondes no Facebook – pedindo apoio financeiro para artista – e afirmou que está “dura”, mas não passando fome. “Fiquei tão impressionada com essa repercussão, achei tão esquisito tudo isso. Estou dura, dura, mas não sem comida, apenas com pouco dinheiro. Nunca guardei dinheiro”, afirmou Gladys em entrevista ao UOL.

Sem casa própria, Maria Gladys paga aluguel de uma chácara em Santa Rita de Jacutinga, no interior de Minas Gerais, onde mora há dois anos, e para fechar as contas do mês tem usado o dinheiro do adiantamento da venda de um terreno na cidade e o valor que recebe quando faz algum trabalho como atriz. “Quando tenho dinheiro, adianto três meses de aluguel. É uma vida agitada, chata. Sempre procurando trabalho e dinheiro. Quando aperta, peço dinheiro para minha filha que mora em Londres”, diz ela, se referindo a Rachel, fruto de seu relacionamento com o americano Lee Jaffe.

Questionada se sua neta a atriz, Mia Goth, que estreou no filme “Ninfomaníaca 2”, do diretor dinamarquês Lars von Trier, e namora o ator Shia LaBeouf, lhe dá alguma ajuda, Gladys conta que não, mas diz também que não pede nada. “Ela é muito talentosa, mas mudou muito desde quando morávamos juntas no Rio [a garota viveu com a avó até os 12 anos e depois se mudou para Londres]. Sei que mora em Los Angeles com um namorado que é rico, mas prefiro que ela ajude a mãe dela”.

Durante a conversa, a atriz explicou que a iniciativa de pedir dinheiro na internet partiu de uma amiga que está lhe ajudando com os trâmites de sua aposentadoria. O dinheiro seria para pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Nunca pensei em pagar aposentadoria, achava que ia morrer antes, que não viveria até os 70 anos. Era uma vaquinha fechada, só para alguns amigos. Aí, o meu grande amigo, o Marco Aurélio, divulgou no Facebook e começou uma confusão. Fiquei arrasada com essa história – ‘Ex de Roberto Carlos passa dificuldade’ [em sites sobre celebridades]. Preciso apenas ter um trocado todo mês, porque pago aluguel”, explicou a atriz.

Retorno para TV

Musa do cinema marginal dos anos 70, a atriz estreou recentemente em um dos episódios da série “As Canalhas”, do GNT, mas está afastada das novelas desde 2011, quando interpretou a personagem Eveva em “Aquele Beijo”, da Globo. Maria Gladys explicou que nunca teve contrato com a emissora e sempre ganhou por obra. “Sinto que é mais difícil arrumar trabalho agora. As coroas que trabalham são sempre as mesmas. Quando me perguntam da carreira artística eu falo: ‘É muito difícil ser atriz. Não conheci atriz, ator pobre quando escolhi ser atriz. Queria eu ter uma herança de família. Você viver sua vida, sem ter dinheiro da família, tendo que pagar contas, não é fácil”, disse ela, citando o elitismo da profissão.

Gladys contou que só pede emprego para os amigos na TV e, apesar da proximidade com Miguel Falabella e Aguinaldo Silva, não está muito confiante quanto à possibilidade de voltar à Globo no segundo semestre na série novela “Sexo & ar Nega” (de Falabella), ou na novela “Império” (de Silva).

“Não quero virar uma pedra no sapato do Miguel [Falabella], ele é meu amigo, nos falamos às vezes, mas não fico pedindo papel. Outro dia comentei com ele, quem está com o ‘pé na cova’ sou eu Miguel [risos], me arruma um trabalho”. “Encontrei com o Aguinaldo [Silva] esse ano na rua, conversamos, gosto muito dele e ele de mim. Pedi uma força para, mas ninguém me falou nada ainda. O diretor será o Papinha [Rogério Gomes], meu chapa. Mas não sei, estou esperando…”, contou.

Na próxima semana, Gladys irá para o Rio para gravar uma participação em programa “Van Borá”, da TV Brasil e assistir à abertura da Copa. “Estou louca para tomar um chope, ver meus amigos, a Copa. Vivo bem aqui, solitária, mas bem”, disse ela, que mora somente com os cachorros e os gatos.

Por conta das dificuldades financeiras, Gladys deixou o apartamento alugado em Copacabana, bairro da zona sul do Rio, e foi morar próximo ao seu filho mais velho, Gleison, em Minas.