A estátua de um homem sonâmbulo usando apenas roupas íntimas foi instalada recentemente no Wellesley College, em Massachusetts, EUA, e deixou os estudantes assustados com sua aparência extremamente real. O artista Tony Matelli criou a estátua do homem seminu, intitulada Sleepwalker, como parte de uma exposição permanente no Museu de Davis da universidade, de acordo com informações do The Boston Globe.

A escultura foi instalada em 3 de fevereiro e pouco tempo depois, centenas de estudantes no campus, que é exclusivo de mulheres, assinaram uma petição online para retirar a obra de arte.

Zoe Magid, aluna que criou a petição Change.org , alega que a escultura não contribui de nenhuma forma para a comunidade do campus, como deveria ser o objetivo de uma obra de arte.

“Pelo contrário, esta escultura extremamente realista, poucas horas após sua instalação, se tornou uma fonte de medo e apreensão, provocando reflexões sobre a agressão sexual por muitos membros da nossa comunidade do campus”, explica a estudante.

Em resposta, a diretora do museu Lisa Fischman explicou que a intenção de instalar a obra era gerar diálogo entre os estudantes.

“O trabalho de Tony Matelli provoca o diálogo, que é fundamental para a educação”, escreveu Fischman no site da faculdade.

A exposição, Tony Matelli: New Gravity que iniciou nesta quinta-feira, 6, tem previsão de ocorrer até 20 de julho. Não há informações de que o museu irá remover a estátua.