Além de proporcionar ajuda financeira, o Programa Vale Universidade garante a capacitação profissional por meio de estágio em órgãos estaduais, municipais, federais, Instituições de Ensino Superior e Organizações não Governamentais. Executado pela Secretaria de Estado de Trabalho (Setas)/Superintendência de Projetos Especiais (Suproes), o programa realiza o monitoramento e acompanha de perto o desenvolvimento do acadêmico durante todo período em que este está sendo beneficiado.

Os acadêmicos beneficiados do PVU se destacam no campo de estágio pelo compromisso e responsabilidade. O maior benefício é a oportunidade de vivenciarem práticas diárias, conviverem com pessoas que atuam na sua área de formação, e ao término do curso sejam profissionais com maior nível de conhecimento. Além disso, concluem o curso superior sem terem contraído dívidas com financiamentos.

O PVU está proporcionando ao acadêmico de Mato Grosso do Sul a oportunidade de aprendizado e também a formação integral do futuro profissional do Estado de Mato Grosso do Sul. Os acadêmicos realizam estágio em seus municípios de residência, preferencialmente em locais relacionados com sua área de atuação do curso. Dessa forma adquirem experiência profissional antes mesmo da formação.

Novos beneficiários

A listagem dos acadêmicos beneficiários será divulgada nos sites: www.setas.ms.gov.br , www.imprensaoficial.ms.gov.br , Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas e na mídia em geral. Nesta listagem constará o nome do Município de Assinatura do Termo, o nome da Instituição de Ensino Superior conveniada, o nome do Acadêmico Beneficiário acompanhado do seu número de protocolo de inscrição, data, o horário e o local onde os candidatos deverão comparecer para a assinatura do Termo de Compromisso e receber a Carta de Encaminhamento para o local do estágio.

A formalização do benefício social dar-se-á mediante Termo de Compromisso celebrado entre o acadêmico beneficiário e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social/Setas por intermédio da Superintendência de Projetos Especiais, com interveniência da Instituição de Ensino Superior, do Representante da Unidade de Execução de Estágio e do Supervisor de Estágio.

O acadêmico habilitado deverá realizar estágio com carga horária de 20 (vinte) horas semanais, cumpridas em jornadas de 4 (quatro) horas diárias, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, por meio da Superintendência de Projetos Especiais, à qual compete estabelecer os demais procedimentos para a efetivação do cumprimento do estágio.

No Estado de Mato Grosso do Sul o início de estágio para todos os novos acadêmicos beneficiários está previsto para o dia 15 de abril de 2014. Inicialmente serão chamados aqueles que mais precisam do Benefício Social, mas é meta do PVU atender todos os que estão sendo considerados ‘Acadêmicos Perfil do PVU’ e estes farão parte do Banco de Vagas do programa, podendo ser convocados a qualquer momento. Lembramos que em julho é prevista a formatura do 1º semestre de 2014, quando acadêmicos serão desvinculados por conclusão de curso e, também, realiza-se a análise dos Históricos Escolares no tocante ao percentual de frequência e quantidade limite de reprovações, o que disponibilizará novas vagas.

Atenção

Ressaltamos que será considerado desistente o candidato que deixar de comparecer sem motivo justificado, no dia e horário estabelecido para a assinatura de Termo de Compromisso e para receber a Carta de Encaminhamento para o local do cumprimento do estágio.

Beneficiário

O perfil do beneficiário é o acadêmico que comprovou renda individual igual ou inferior a R$ 1.356,00 e renda familiar mensal não superior a R$ 2.712,00, está matriculado em curso presencial de licenciatura ou bacharelado autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), mantido por Instituição de Ensino Superior pública ou privada, sediada em Mato Grosso do Sul e conveniada ao programa; não tem outro curso superior; mora no Estado há mais de dois anos; não recebe qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade do programa e não tem registro de reprovação em qualquer disciplina na data de inscrição e convocação pelo programa. Compareceu para a entrega da documentação prevista na resolução Setas nº 129, de 9 de outubro de 2013, passou pela entrevista Social e recebeu a Visita Domiciliar, sendo então considerado Acadêmico Perfil do Programa Vale Universidade/PVU.