Depois de cinco horas fechada devido a um vazamento de esgoto, a estação Mercado do trensurb, no centro de Porto Alegre, reabriu no final da manhã desta quinta-feira (10).

As atividades haviam sido interrompidas no principal ponto de embarque e desembarque do sistema, que liga por trilhos a capital e outras cinco cidades da região metropolitana, quando a entrada foi inundada por água suja.

Equipes do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) da cidade limpam o local e tentam identificar a origem do vazamento.

A interrupção do serviço –que transporta cerca de 200 mil passageiros diariamente– gerou transtorno tanto para quem deixa Porto Alegre quanto para quem desembarca na capital. Seis ônibus ligando as estações Mercado e Rodoviária, nos dois sentidos, foram colocados à disposição dos passageiros.

O vazamento também prejudicou o na região central, que esteve parcialmente interrompido para a sucção da sujeira por dois caminhões-bomba estacionados na avenida Júlio de Castilhos.

De acordo com o diretor de Operações da Trensurb, Carlos Augusto Belloli Almeida, foi identificado que um vazamento de água potável ingressou na rede de esgoto do trem, a inundando. Falta, agora, localizara origem do vazamento.

Conforme a administração do serviço, as operações já retornaram ao normal.