Espionagem alemã captou conversas de Kerry e Hillary Clinton
Os serviços de espionagem alemães captaram pelo menos uma ligação do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, informou neste sábado a revista “Der Spiegel”, depois que ontem outros meios de comunicação germânicos asseguraram que o mesmo aconteceu pelo menos em uma ocasião com sua antecessora, Hillary Clinton. A ligação de Kerry foi realizada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os serviços de espionagem alemães captaram pelo menos uma ligação do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, informou neste sábado a revista “Der Spiegel”, depois que ontem outros meios de comunicação germânicos asseguraram que o mesmo aconteceu pelo menos em uma ocasião com sua antecessora, Hillary Clinton.
A ligação de Kerry foi realizada via satélite, em 2013, e foi captada pelos serviços de espionagem do BND – um dos departamentos da inteligência alemã -, nesse caso através de sua rede de escutas no Oriente Médio.
A revista relaciona esse caso com o anteriormente revelado referente a Hillary, de quem o BND captou uma conversa mantida com o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan.
A “Der Spiegel” destacou que ambas ligações foram captadas “de modo fortuito”, entre as que o BND realiza sobre áreas em conflito, mas que aparentemente depois não foram apagadas, sem que se tenha explicado até agora esse procedimento.
A publicação acrescentou, por outro lado, que o BND incluiu a Turquia entre seus países “em observação”, apesar de tratar-se de um aliado da Otan, o que por sua vez transgrede as declarações reiteradas da chanceler Angela Merkel que entre parceiros não deve haver espionagem.
As revelações ontem sobre a ligação interceptada de Hillary Clinton enfraqueceram essa frase da chefe do governo alemão, emoldurada na tensão produzida no eixo Berlim-Washington após a revelação que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA tinha grampeado um dos telefones celulares de Merkel.
Trata-se de um dos capítulos mais graves nas relações bilaterais, surgido dos documentos divulgados pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden, atualmente exilado na Rússia.
A informação relativa à ligação de Clinton foi divulgada ontem de forma coincidente pela revista “Süddeutsche Zeitung” e as emissoras públicas regionais “NDR” e “WDR”.
Nesse caso, a fonte eram as informações recolhidas por um agente do BND, que entregou aos EUA 218 documentos internos antes de ser detido em julho.
Apesar de tratar-se de casos aparentemente fortuitos, a revelação comprometeu a ação do BND e reforçou as opiniões da oposição que na realidade nem Merkel nem o resto do governo querem se aprofundar no assunto, já que seus serviços de espionagem também incorrem nessas práticas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.