Espetáculo Prosa e Segredo leva causos da cultura sul-mato-grossense ao Centro Cultural

Com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, começa no dia 29 de julho (terça-feira) em Campo Grande o ciclo de apresentações do projeto Prosa e Segredo, que leva ao palco do Teatro Aracy Balabanian contos que fazem parte da cultura sul-mato-grossense através do teatro e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, começa no dia 29 de julho (terça-feira) em Campo Grande o ciclo de apresentações do projeto Prosa e Segredo, que leva ao palco do Teatro Aracy Balabanian contos que fazem parte da cultura sul-mato-grossense através do teatro e da música.

Prosa e Segredo são os dois córregos principais que cortam Campo Grande. E foi no encontro deles que a cidade nasceu. Porém os próprios nomes desses dois cursos d’água rendem histórias curiosas guardadas na memória de uma comunidade já quase silenciada pelo tempo e pela modernidade.

Assim como a lenda dos córregos Prosa e Segredo, muitas outras histórias e causos de comunidades do campo permeiam nosso Estado. Foi com o objetivo de registrá-las, divulgá-las e recontá-las que nasceu o projeto Prosa e Segredo. Desde 2010, quando foi iniciada a pesquisa, foram visitados mais de dez municípios do Estado, o que rendeu mais de 180 horas de gravações.

Esse trabalho rendeu a publicação em 2012 do livro de contos Prosa e Segredo – Histórias de Comunidades do Campo, que integrou a Cesta Básica da Cultura, projeto que distribuiu 300 exemplares para 80 entidades – entre escolas, bibliotecas e pontos de cultura de Mato Grosso do Sul.

O espetáculo teatral é fruto dessa pesquisa que resgata a cultura sul-mato-grossense, preenchendo esses causos com cores, textura e sonoridade especiais, encantando um público de todas as idades e transformando ludicamente as histórias ouvidas nas comunidades.

Além de Campo Grande, o projeto patrocinado pelo FIC deverá ser apresentado em outros quatro municípios do Estado e deve render ainda oficinas de contação de histórias envolvendo crianças e educadores.

Serviço

As apresentações na Capital acontecem no teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural. No dia 29 (terça), às 20 horas, será gratuita. Já no dia 30 (quarta), às 16 horas, acontece a oficina de contação de causos, cujo ingresso é um livro infantil. Já a encenação está marcada para as 20 horas e os ingressos custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada). No dia 7 de agosto a peça fará parte do projeto CenaSom.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453. O telefone é o 3317-1795.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados