A Itália tem um longo e triste histórico de manipulados, seja por apostas ou para privilegiar algum time. O caso suspeito mais recente aconteceu em um time da oitava divisão local, quando o Bagheria foi derrotado por 14 a 3 para o Borgata Terrenove com direito a oito gols contra nos últimos seis minutos. O resultado serviu para que o rival Partinicaudace fosse eliminado da Coppa Sicilia.

A partida foi válida pela terceira rodada do triangular 9 da competição regional. O Borgata Terrenove vencia a partida por 6 a 3 até os minutos finais, quando a sequência improvável de oito gols contra começou a ocorrer.

“Era um jogo de verdade até certo momento, e depois o Bagheria começou a fazer essa palhaçada. O capitão adversário, no fim do jogo, me disse que preferiam que nós avançássemos de fase em vez do Partinicaudace”, revelou Ignazio Chianetta, técnico do Borgata Terrenove. Ninguém do Bagheria deu declarações.

A situação deve ser investigada pelas autoridades italianas. O presidente do Comitê Regional da Sicília, Sandro Morgana, classificou a goleada como uma “imundície” e prometeu denunciar o caso para o Ministério Público Federal.