Apesar de aumentar três vezes em relação ao ano passado, o envio de declarações do Imposto de Renda por tablets e smartphones ficou abaixo da expectativa, admitiu o secretário da , Carlos Alberto Barreto. Neste ano, o Fisco recebeu 24 mil declarações por meio de dispositivos móveis, contra 7,3 mil registradas em 2013.

Segundo o secretário, havia potencial para até 5 milhões de contribuintes enviarem a declaração por meio de aparelhos móveis. Ele disse que a Receita ainda estudará a aceitação da nova tecnologia, mas atribuiu a adesão abaixo do esperado a questões culturais. “Como se trata de uma novidade, essa evolução é mais lenta por questões culturais”, disse.

De acordo com Barreto, o mesmo fenômeno foi observado quando a declaração começou a ser preenchida e entregue pela internet. “Na transição do papel para a internet, a adesão também foi gradual. Sempre é assim quando surge uma nova tecnologia”, declarou. Apesar disso, ele manifestou otimismo no médio e no longo prazo em relação à utilização dos tablets e smartphones, com base no fato de que há 75 milhões de aparelhos móveis com acesso à internet em funcionamento no país.

O secretário, no entanto, admitiu que o fato de os aplicativos não permitirem o preeenchimento de declarações retificadoras limitou o interesse pelos dispositivos móveis. Mas ele não considerou esse o principal motivo para a baixa adesão. Este é o segundo ano em que os contribuintes podem usar tablets e smartphones para acertar as contas com o Fisco. O prazo de entrega da declaração termina hoje às 23h59min59s.

Novidade que entrou em vigor neste ano para as pessoas físicas com certificação digital, as declarações preenchidas com antecedência pela Receita também atraíram menos interessados do que o previsto. O recurso permite ao contribuinte receber a declaração com todas as informações, bastando confirmar os dados para fazer a transmissão.

De acordo com a Receita, 120 mil contribuintes baixaram o programa que permite receber a declaração preenchida previamente. Hoje há 1 milhão de pessoas físicas com certificação digital. No entanto, o Fisco informou que o total de contribuintes que adotaram o recurso pode ser maior porque um programa pode ser usado por mais de uma pessoa.

Em relação à entrega das declarações, o secretário informou não ter registros de problemas para baixar programas ou transmitir os formulários nos horários de pico. Ao longo do último dia de envio, uma média de 300 mil contribuintes por hora entregou a declaração.