Ensino de Costa Rica conquistou a melhor nota do Ideb em Mato Grosso do Sul

A rede pública de ensino da cidade de Costa Rica, distante a 329 quilômetros de Campo Grande, foi destaque no último Ideb (Índice de Educação Básica), indicador federal que avalia a qualidade do ensino no Brasil. Com a nota de 6,2 o município conquistou a melhor nota entre as cidades de Mato Grosso do Sul. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A rede pública de ensino da cidade de Costa Rica, distante a 329 quilômetros de Campo Grande, foi destaque no último Ideb (Índice de Educação Básica), indicador federal que avalia a qualidade do ensino no Brasil.

Com a nota de 6,2 o município conquistou a melhor nota entre as cidades de Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 3.200 mil alunos estão matriculados nas 10 unidades municipais de ensino, incluindo os Ceinfs (Centro de Educação Infantil).

De acordo com os dados do Ideb, a nota de 6,2 foi constatada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, já nos anos finais, a média da educação pública está em 4,6 e coloca Costa Rica em 5º lugar.

A conquista fez com que o prefeito, Waldeli dos Santos Rosa, mantenha o compromisso de valorizar tanto professores quanto os alunos. O chefe do Executivo municipal ainda lançou um desafio: caso a educação alcance números maiores nos próximos anos os professores poderão ser premiados com o pagamento do 14º salário no final do ano.

“É impressionante o quanto já fui cumprimentado por colegas prefeitos senadores, deputados, vereadores e pelos empresários da cidade, por conta exatamente deste desempenho nosso. Às vezes não imaginamos o quanto um avanço como este chama a atenção de todos, especialmente daqueles que torcem por um Brasil mais dinâmico e mais justo”, destacou.

A secretária de educação Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral lembrou que este momento ímpar da educação deve ser registrado e compartilhado.

“Este é, sem dúvida, o melhor meio de provarmos à sociedade o compromisso que temos, juntos, com a educação”, argumentou o prefeito que anunciou, como prêmio, o pagamento do 14° salário aos educadores.

A unidade que obteve a maior nota no Ideb em Costa Rica, Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Moraes, também está em festa. A diretora da unidade, Mara Urbano ressaltou a sintonia que há entre alunos e professores, fator que, segundo ela, ocasional o destaque.

“Atribuo o êxito ao compromisso de uma equipe bem formada, dos professores em conjunto com os alunos,” disse.

Conteúdos relacionados