Engenheiro de motores a jato cria uma panela revolucionária e eficiente
Mesmo as coisas mais simples não estão livres de sofrer redesigns inovadores. O mais novo utensílio a passar por este processo é a panela comum, que foi profundamente estudada e redesenhada para se tornar mais eficiente. Engenheiros da Universidade de Oxford desenvolveram uma nova panela que consegue atingir o ponto de ebulição da água 40% […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo as coisas mais simples não estão livres de sofrer redesigns inovadores. O mais novo utensílio a passar por este processo é a panela comum, que foi profundamente estudada e redesenhada para se tornar mais eficiente. Engenheiros da Universidade de Oxford desenvolveram uma nova panela que consegue atingir o ponto de ebulição da água 40% mais rápido do que os modelos convencionais.
Batizada de flare, a criação do engenheiro Thomas Povey está sendo fabricada e vendida pela Lakeland, uma marca britânica de utensílios de cozinha. O produto está bem disputado, e apesar da panela mais barata ser vendida a 85 libras (algo em torno de 330 reais), a loja está completamente esgotada até o fim de agosto.
Povey é especialista em desenvolver sistemas de resfriamento ultraeficientes para motores a jato. Ele também é um ávido montanhista, e diz que teve a ideia durante uma longa trilha de alguns dias, quando percebeu o quanto ele demorava para esquentar a água na hora de preparar os alimentos em grande altitude. O cientista reuniu um grupo de especialistas que passaram 3 anos se dedicando a tarefa de redescobrir o desenho ideal para uma panela para torná-la mais eficiente.
Como a panela flare é feita
Criada a partir de uma liga de alumínio e utilizando uma série de hastes no entorno da panela, a “flare conduz o calor da chama de baixo para as laterais da panela, resultando em uma distribuição mais rápida e eficiente do calor. Isso significa que a sua comida ficará pronta muito mais rápido, poupando tempo e energia. ”
Para Povey, é tudo uma questão de termodinâmica: “o problema do formato tradicional das panelas é que muito do calor acaba sendo dissipando no ar, ou seja, uma questão de transferência de temperatura e aerodinâmica, e nós aplicamos a ciência que era usada na criação de motores a jato para criar uma forma mais eficiente, é um problema muito similar ao que enfrentamos no nosso dia a dia ainda que o produto final seja muito diferente.”
A panela flare já ganhou diversos prêmios, tanto pelo seu design inovador quanto pelo potencial de conservação de energia.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.