Milhares de libras coletadas para ajudar uma entidade beneficente que luta contra o câncer foram enviados por engano para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O equívoco se deu porque usuários utilizaram a opção errada ao enviar a doação por mensagens por SMS, escolhendo o torpedo “Donate” (doe), em vez de “Beat” (derrote).

A campanha #nomakeupselfie, da entidade Cancer Research UK, convocava pessoas a postarem fotos suas em redes sociais sem maquiagem e coletou um total de 8 milhões de libras (cerca de R$ 30,5 milhões).

O Unicef disse que identificou um total de 18.625 libras (cerca de R$ 71 mil) entre suas doações recebidas que teriam sido enviadas por engano.

O fundo disse à BBC que está trabalhando com a Cancer Research UK para transferir as cifras doadas à entidade por engano.

Causas da confusão

De acordo com o diretor de doações da Unicef, Mike Flynn, foi uma “confusão natural”.

“O Unicef acredita que o erro aconteceu porque os que queriam fazer doações para a campanha #nomakeupselfie compartilharam a palavra-chave ‘DONATE’ (doe), em vez de a palavra-chave ‘BEAT’ (derrote) e o número de mensagens de texto 70099. ‘DONATE to 70099’ (DOE para 70000) é uma mensagem de texto e uma combinação que é de uso exclusivo da Unicef, para pessoas que querem entrar em contato conosco e fazer doações via SMS”.

Ele acrescentou que “o Unicef não é responsável por esse erro”.

A campanha #nomakeupselfie se tornou viral nas redes sociais desde a semana passada.

Mas muitos usuários acabaram cometendo “tropeços” ao fazerem suas doações.

A mesma campanha da Cancer Research também causou confusão com outra ONG, a entidade de proteção aos animais World Wildlife Fund (WWF).

A mesma palavra-chave “Beat”, que deveria levar à doação para a Cancer Research, foi convertida pelo autocorretor em muitos smartphones para “Bear” (urso), fazendo com que a mensagem de doação fosse parar no WWF – e com que muitos doadores recebessem a resposta padrão “Obrigado por ter escolhido um adorável urso polar. Nós iremos telefonar para você hoje para combinar a sua doação”.

A WWF realiza campanhas regulares para obter doações a fim de que pessoas “adotem” um animal selvagem ameaçado, como os ursos polares.

A confusão logo virou motivo de piadas no Twitter.

“Acabo de contar para Jamie para enviar SMS para 70007 para câncer e acidentalmente ele mandou urso. Agora, ele tem dois ursos polares”, escreveu o usuário de Twitter @ChrisKirk07, em sua conta.”
A WWF disse que não foi tirado dinheiro da conta de pessoas que enviaram os “torpedos” errados.
A diretora de captação de recursos da WWF, Kerry Blackstock, frisou que como os funcionários da entidade telefonam aos prováveis doadores para confirmar a doação, a confusão pôde ser esclarecida a tempo e ainda brincou:
“Desejamos à Cancer Research UK todo êxito em sua campanha e seus objetivos. Selfies de ursos polares são mais difíceis de encontrar, mas, até onde sabemos, nenhum deles usa maquiagem.”