Encontro do Brics começa com reuniões de ministros e empresários
Empresários dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reúnem hoje (14) em Fortaleza para debater o comércio e os investimentos entre os cinco países. Nesta segunda-feira se encontram também os ministros das Finanças e os presidentes dos Bancos Centrais do bloco, além dos ministros do Comércio, e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Empresários dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reúnem hoje (14) em Fortaleza para debater o comércio e os investimentos entre os cinco países. Nesta segunda-feira se encontram também os ministros das Finanças e os presidentes dos Bancos Centrais do bloco, além dos ministros do Comércio, e diretores de bancos de desenvolvimento dos cinco países.
A CNI (Confederação Nacional da Indústria ) organiza três eventos na véspera da 6ª Reunião de Cúpula do Brics, que reunirá os chefes de Estado do bloco amanhã (15), também na capital do Ceará. Faz parte da programação o Business Network, uma rodada de negócios que deve reunir 602 empresas, com expectativa de movimentar US$ 3,9 bilhões. Segundo a CNI, há interesses nas áreas de agronegócios, infraestrutura, logística e equipamentos de transporte, mineração, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, farmacêutico e equipamentos médicos, energia e economia verde. Também serão agendados o Encontro Empresarial e o Conselho Empresarial do Brics.
Em 2013, a troca comercial brasileira com as demais economias do grupo alcançou US$ 101 bilhões, representando 21% do comércio brasileiro com o exterior. Em 2008, esse percentual era 14%. No ano passado, o Brics foi o segundo bloco mais importante para as exportações brasileiras atrás dos países da Associação Latino-Americana de Integração.
Durante a reunião de Cúpula, os chefes de Estado dos cinco países vão deliberar sobre a criação do Novo Banco de Desenvolvimento do bloco, que financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável. Também deve ser criado o Arranjo Contingente de Reservas – linha de defesa adicional para os países do bloco em cenários de dificuldade de balanço de pagamento. Em Brasília, na próxima quarta-feira (16), ocorrerá reunião de trabalho entre os mandatários dos países do Brics e chefes de Estado e de governo da América do Sul.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Nos pavilhões foram encontradas ferramentas caseiras e facas, que foram apreendidas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.