A prestação do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros entre Corumbá e pela empresa Canarinho voltou à normalidade e está sendo acompanhada de perto pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) para garantir o atendimento adequado aos usuários.

A empresa, que também era responsável pelo transporte urbano na Cidade Branca, sofreu no início do ano uma intervenção da Prefeitura (por conta desse serviço municipal), que durou até o fim de julho. Como a gestão das duas modalidades de transporte era unificada, o transporte entre Ladário e a Corumbá também foi afetado pela intervenção.

Nesta quarta-feira (6), a Agepan divulgou que a gestão do serviço intermunicipal retornou à empresa e que as fiscalizações da Agência sobre o serviço voltaram à normalidade. Há uma semana, uma operação de fiscalização foi desencadeada na garagem da concessionária e no terminal de transbordo, em Corumbá.

Resultados

Em viagens de monitoramento feitas pela fiscalização, ficou constatado que os ônibus dos trajetos Via Nova Aliança e Via Alta Floresta estavam em boas condições de limpeza e possuíam acessibilidade para cadeirantes, porém, os motoristas e cobradores não estavam usando uniforme, correção que já estava sendo providenciada, segundo relato dos funcionários.

Os fiscais também observaram que o intervalo entre a saída dos ônibus foi de 20 minutos, e as viagens foram realizadas entre 50 e 55 minutos, o que se enquadra nas regras estabelecidas pela Agepan.

A empresa está operando com seis veículos, sendo três, equipados com plataforma de elevação, uma catraca, duas portas e itinerário eletrônico; os outros três veículos passaram por revisão mecânica e terão, ainda, a funilaria e pintura renovadas com o objetivo de padronizar a frota.

A empresa também adquiriu uma área de terreno na qual foi construído um galpão onde funciona o escritório e onde é feita a manutenção dos veículos.

Usuário

Para acompanhar a prestação do serviço nesta nova fase, o núcleo de fiscalização da Agência já incluiu em sua programação para o mês de agosto uma nova verificação na concessionária, com o objetivo de averiguar se as irregularidades apontadas foram corrigidas e como se encontra a situação geral dos veículos e da operação da linha.

Os passageiros também podem ficar atentos à qualidade do serviço e, em caso de irregularidades, entrar em contato com a Ouvidoria da Agepan pelo telefone 0800 600 0506, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Também é possível encaminhar reclamação preenchendo os formulários no site www.agepan.ms.gov.br > Ouvidoria > formulários para reclamação > transporte e seguir as instruções de envio.