Cabeças com bonés a cabelos levemente grisalhos, com olhos vidrados em telas de LCDs era o que se via, na tarde desta sábado (01), na área central do shopping Bosque dos Ipês, no bairro Novos Estados, região norte de Campo Grande. Reunindo da primeira a última geração de videogames, o encontro proporcionou que pais e filhos jogassem desde aparelhos como o Atari, um dos mais populares dos anos 70, ao último lançamento, Playstation 4.

Entre as duplas de jogadores estava o funcionário dos Correios, Júlio César Campos, de 34 anos, e o filho Matheus, de 10 anos.  É com ar de especialista que Júlio mostra para o filho os videogames que fizeram parte de sua infância. “Lembro bem do Atari e do Telejogo. Fomos uma geração privilegiada que acompanhou toda a evolução dos videogames”, afirma.

Para o funcionário dos Correios, o evento é uma oportunidade de mostrar como ele se divertia quando era criança como o filho. “Hoje os aparelhos mudam muito rápido. Questão de dois anos e já estão velhos. Diferente daquela época”, afirma. Jogando quase que diariamente em um Playstation 2, Matheus sonha com o dia em que o pai possa comprar o Playstation 3.

Proporcionar estes tipos de momentos foi uma das intenções do jornalista Cleidson Lima, quando resolveu abrir a público sua coleção de videogames.  Este é o quarto ano que ele organiza o evento, que, até às 16h, já havia recebido mais de 1 mil pessoas. “É um evento para todas as gerações de jogadores. São 40 modelos de vídeo games”, afirma.

O primeiro vídeo game do mundo está entre as atrações mais curiosas do museu montado no local. O sonho de Cleidson é que o Magno Vox Odissey, de 1972, seja autografado pelo seu criador que ainda está vivo. “Ele tem 93 anos”, afirma. Apesar da idade, o jornalista garante que o aparelho ainda funciona.

Trilha de jogos ao vivo

O evento ocorre entre os dias 1° e 16 de março, das 14h às 20h, no shopping Bosque dos Ipês. Entre as atividades mais curiosas do evento está o Videogame Concerte, na sexta-feira (7), a partir das 18h30, em que uma banda usa instrumentos clássicos para tocar as trilhas mais famosas dos videogames. Está será a primeira vez que o show será realizado na Capital.