Em MS, 69,3 mil meninas devem receber a segunda dose da vacina contra HPV

A segunda dose da vacina conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, começou a ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos, a partir da segunda-feira (1º) em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a meta é vacinar  69.377 mil meninas. De acordo com o Ministério […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A segunda dose da vacina conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, começou a ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos, a partir da segunda-feira (1º) em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a meta é vacinar  69.377 mil meninas. De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado já recebeu 72.850 doses para a vacinação.

O vírus do HPV é a principal causa do câncer do colo de útero em mulheres. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos.

O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas nessa faixa-etária já foram vacinadas, atingindo 87,3% do público-alvo – uma das maiores coberturas para essa vacina em todo o mundo.
A vacina também está disponível para aquelas meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

Neste ano, serão vacinadas as adolescentes do primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

Conteúdos relacionados