A Colômbia deu grande passo nesta quinta-feira para voltar a avançar de fase na Copa do Mundo após 24 anos. Em teoria no duelo mais complicado do Grupo C, a seleção sul-americana voltou a contar com apoio maciço de torcedores e fez boa partida para bater, com requintes de drama no fim, a Costa do Marfim por 2 a 1 pela segunda rodada do Mundial, seguindo na liderança da chave.

Com seis pontos, a Colômbia abre três do segundo colocado – atualmente a Costa do Marfim, que pode ver Japão ou Grécia se igualar em duelo de logo mais. O time sul-americano não passa da primeira fase em um Mundial desde 1990, quando foi eliminado nas oitavas de .

Os colombianos tentarão sacramentar a classificação na próxima terça-feira, às 17h (de Brasília), na Arena Pantanal (MT), em confronto contra o Japão. Já os marfinenses terão que buscar a vaga em duelo contra a Grécia no mesmo dia e horário, no Castelão (CE).O início do duelo mostrou como seria a tendência da partida: muita correria dos dois lados, que buscavam o ataque a todo instante.

Apoiada por um bom público em Brasília, a Colômbia era mais perigosa, mas mesmo assim pouco trabalho deu ao goleiro adversário. O primeiro tempo ainda teve um momento curioso, quando um gigante balão em forma de bola apareceu em campo e interrompeu momentaneamente a partida.

O confronto seguiu bom na volta para os últimos 45 minutos, com a Colômbia mais incisiva. Aos 14min, Cuadrado fez grande jogada, mas parou na trave após a bola resvalar no goleiro africano. O gol colombiano finalmente veio ais 19min: após cobrança de escanteio, James Rodríguez cabeceou firme e com força, sem chances para o arqueiro adversário.

A vantagem deu segurança aos colombianos, que ainda fizeram o segundo do jeito que têm se destacado na Copa: em contra-ataque, Quintero foi lançado e tocou com categoria na saída do goleiro. A Costa do Marfim, já com Drogba em campo após sair do banco, diminuiu pouco depois, em golaço de Gervinho aos 28min. O marfinense driblou três adversários e chutou forte para minimizar a vantagem. Mesmo com maior posse de bola até o fim, os africanos não conseguiram chegar ao empate.