A economia do Japão cresceu a um ritmo bem mais lento do que o esperado no final do ano passado, apresentando um desafio para autoridades uma vez que fortes estímulos do governo mostraram poucos sinais de ampliar o ímpeto do consumo e das exportações.

Dados decepcionantes sobre o consumo privado, o investimento empresarial e os embarques foram divulgados no momento em que o banco central se reúne para revisar sua política ultra-expansionista, com os mercados esperando que o BC mantenha o ritmo atual de compra de títulos na reunião de dois dias que se encerra na terça-feira.

O Escritório do Gabinete informou nesta segunda-feira que a economia cresceu 0,3 por cento no quarto trimestre, bem abaixo da expectativa de aumento de 0,7 por cento e após uma expansão de 0,3 por cento entre julho e setembro.

Foi o quarto trimestre consecutivo de crescimento, o que é a melhor série para a terceira maior economia do mundo em mais de três anos.

Economistas ainda esperam que o crescimento acelere no trimestre atual uma vez que os consumidores comprarão mais bens antes do aumento de imposto sobre vendas em abril, mas qualquer decepção pode aumentar a necessidade de mais estímulo fiscal e monetário.