Duo de violões, considerado o melhor do mundo pelo The Washington Post, se apresenta em Dourados

“O melhor duo de violões que já existiu, talvez em toda a história”, segundo o jornal norte-americano The Washington Post, se apresenta na terça-feira (5/8), no Teatro Municipal de Dourados. A apresentação dos irmãos Assad faz parte da turnê nacional 2014, iniciada no dia 16 de julho, que passa, além de Dourados, por mais sete […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“O melhor duo de violões que já existiu, talvez em toda a história”, segundo o jornal norte-americano The Washington Post, se apresenta na terça-feira (5/8), no Teatro Municipal de Dourados. A apresentação dos irmãos Assad faz parte da turnê nacional 2014, iniciada no dia 16 de julho, que passa, além de Dourados, por mais sete cidades brasileiras: Palmas, São Bernardo do Campo, Manaus, Campinas, Tatuí, Campo Grande e Niterói.

Em 2013, os irmãos percorreram 6 cidades brasileiras, com grande sucesso – São Lourenço, Mococa, Belém, Campos do Jordão, Goiânia e Juiz de Fora. Em 2015, a turnê segue com mais 15 apresentações, atingindo 28 cidades, além de lançar um CD inédito, patrocinado pela Petrobras.

O patrocínio da Petrobras é resultado da seleção pública do Edital Petrobras Cultural 2012 na área de Apoio a Artistas para a afirmação da identidade brasileira e da ampliação de oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, valorizando a cultura brasileira em sua diversidade étnica e regional.

Em 2014 a BB DVTM se une a Petrobras para mostrar ao Brasil este duo que é considerado pela crítica internacional como o melhor do mundo. A realização é da Antares, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado cultural brasileiro e sul-americano.

Residindo nos Estados Unidos e na Bélgica desde os anos 80, os irmãos Assad se apresentam pelo mundo em recital, com orquestra e ao lado de grandes nomes internacionais como Yo Yo Ma ou Paquito D’Rivera e são professores de importantes conservatórios.

Para o secretário municipal de Cultura, Carlos Fábio Selhorst dos Santos, é um grande prazer para a cidade ser prestigiada com a passagem da turnê do Duo Assad. “Receber em nosso teatro o melhor duo de violões do mundo é muito gratificante. Em nome do prefeito Murilo, convido a todos para assistir esse maravilhoso espetáculo, um momento raro e de extrema qualidade”.

Os ingressos já estão à venda no teatro e custam R$ 40,00. Assinantes do jornal O Progresso têm desconto de 40% em até dois ingressos e estudantes pagam meia.

Sobre o programa

O programa do Duo Assad cobre mais de três séculos de música criada especialmente para o violão ou adaptada para dois violões, apresentando grandes compositores como Fernando Sor, Rameau, Gnatalli e Egberto Gismonti e encerrando com Tahhiia li Ossoulina, de Sergio Assad, ganhadora do Grammy latino de composição de 2008.

A obra Fantasia opus 54 de Fernando Sor é um de seus duetos mais executados por duos de violão atualmente. As peças de Jean Philippe Rameau são transcrições feitas por Sergio Assad. A pedido dos irmãos Assad, o próprio Radamés Gnatalli fez a adaptação de sua obra Da Suíte Retratos para dois violões. Peças como Palhaço e Baião Malandro de Egberto Gismonti se encontram no repertório da maioria dos instrumentistas brasileiros.

Conteúdos relacionados