Durante os dias 18 e 23 de agosto uma ação conjunta entre Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Vigilância Sanitária Estadual e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apreendeu duas toneladas de produtos de origem  animal, carnes bovinas, suínas, linguiça caseira, laticínios e couros de animais batidos clandestinamente em vários municípios do Estado.

Diversos estabelecimentos comerciais de Tacuru, Laguna Caarapã, Aral Moreira, Douradina e Dourados foram fiscalizados com a intenção de combater a concorrência desleal, os crimes contra as relações de consumo e o trânsito e comércio de produtos de origem animal clandestinos.

O objetivo da ação é orientar os proprietários dos estabelecimentos fiscalizados. Ficou constatado que em algumas regiões do Estado que a prática de transporte, manipulação e armazenamento de gêneros alimentícios não cumprem as normas sanitárias vigentes.

Os proprietários dos estabelecimentos responderão a procedimento administrativo juntamente a Iagro que, posteriormente, enviará toda documentação pertinente as Delegacias de Polícia. Caso sejam indiciados, os responsáveis vão responder a inquérito policial por crime contra as relações de consumo. A pena pode variar de 2 a 5 anos de prisão.