Geral

Documentário e animação chegam a Alcinopólis nesta quinta com o Projeto Cine MS

Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), além das escolas, a comunidade de Alcinopólis poderá contemplar a sétima arte com um documentário regional, o Caá – A Força da Erva, que será exibido na Câmara Municipal às 19h30, com entrada franca. Além do filme regional, o CineMS também vai exibir uma Mostra Infantil de Animações […]

Arquivo Publicado em 05/06/2014, às 19h55

None
1935437303.jpg

Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), além das escolas, a comunidade de Alcinopólis poderá contemplar a sétima arte com um documentário regional, o Caá – A Força da Erva, que será exibido na Câmara Municipal às 19h30, com entrada franca.

Além do filme regional, o CineMS também vai exibir uma Mostra Infantil de Animações Brasileiras que vai acontecer na Escola Municipal Alcino Carneiro para os alunos do 1º ao 9º ano.

Amanhã o projeto segue para a Escola Estadual Romilda Costa, em que alunos do ensino fundamental e também os pequenos da educação infantil terão a oportunidade de apreciar a magia do cinema.

Caá – A força da Erva

As rodas de tereré são vistas em todas as cidades de Mato Grosso do Sul e talvez seja a expressão mais autêntica de suas origens e de seu modo de vida. O costume que se confunde com a história do Estado fez surgir diversas cidades, como Ponta Porã, Porto Murtinho, Bela Vista, Itaporã, Dourados, Rio Brilhante, Aral Moreira, Naviraí, Itaquiraí, Tacuru, Caracol, Jateí, Caarapó, Amambai, Iguatemi e Ivinhema.

A tradição é um símbolo de fraternidade. A folha do mate usada na bebida é extraída de uma árvore nativa encontrada no Paraguai, Uruguai, parte da Argentina e Brasil (nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O Teatral Grupo de Risco começou a pesquisa sobre o ciclo da erva-mate em Mato Grosso do Sul em 2002, para a montagem do espetáculo de teatro Mbureo – A saga dos ervais, com grande repercussão no Estado.

Em 2004, com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) o grupo lança o documentário Caá- A força da erva popularizando o tema, até então desconhecido pela maioria da população. O documentário virou referência nos estudos históricos e culturais, sendo usado pelos professores de história como material didático em sala de aula.

Mostra Infantil de Animações Brasileiras

A equipe do Projeto Rota CineMS selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira. Os filmes fazem parte da programação da Mostra Infantil de Animações Brasileiras, que proporcionam as crianças o acesso a essa rica arte produzida em nosso país.

Por terem conteúdo sensível e inteligente, as animações nacionais são ricas em mensagens positivas e reflexivas, que representam nossa sociedade e cultura e ajudam as crianças a exercitar sua imaginação e a valorizar a cultura nacional.



Jornal Midiamax