Dilma confirma para este ano concessão de BR-163 entre MT e Pará

A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta quarta-feira que a concessão do trecho da rodovia BR-163 entre Sinop, em Mato Grosso, e o porto de Miritituba, no Pará, uma rota promissora para o escoamento de grãos do Centro-Oeste, será feita ainda nesta ano. “Nós vamos conceder, é importante que se diga, o trecho entre a BR-163 […]

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A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta quarta-feira que a concessão do trecho da rodovia BR-163 entre Sinop, em Mato Grosso, e o porto de Miritituba, no Pará, uma rota promissora para o escoamento de grãos do Centro-Oeste, será feita ainda nesta ano.

“Nós vamos conceder, é importante que se diga, o trecho entre a BR-163 entre Sinop, no Mato Grosso, e o porto de Miritituba, no Pará. Nós vamos conceder para a iniciativa privada e já tivemos manifestação de interesse na construção do trecho”, disse Dilma em entrevista a rádios da cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, acrescentando que a concessão deve ser realizada ainda em 2014.

A presidente falou ainda que a conclusão da BR-163 até Santarém, no Pará, está “realmente muito próxima” e disse que um trecho pavimentado de 121 quilômetros deve ser entregue até o meio do ano que vem.

Na entrevista, Dilma também disse que o edital para a contratação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) aguarda manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU) para ser publicado.

Na terça, Dilma esteve em Lucas do Rio Verde para a cerimônia que marca o início da colheita de grãos na cidade. Na ocasião, ela elogiou a produtividade do agronegócio no Mato Grosso.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a estimativa para a safra 2013/2014 de soja do Brasil para 90 milhões de toneladas na terça-feira. Apesar da redução, o órgão elevou a estimativa para a safra de soja do Mato Grosso para a temporada.

A rota de escoamento de grãos para os portos da bacia do Rio Amazonas é uma esperança antiga dos produtores de Mato Grosso, que perdem competitividade devido aos elevados custos de frete até os terminais de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A BR-163 é considerada a peça fundamental para viabilizar o embarque de grãos nos terminais de Miritituba e Santarém. Mesmo com o asfalto ainda não concluído, o trecho já começa a receber um fluxo maior de cargas na atual safra 2013/14.

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