A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quinta-feira (12) aos chefes de Estado e de governo que estão no Brasil para assistir à abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, a mensagem a ser exibida nos telões dos estádios antes do início de cada partida do Mundial.

Dilma ofereceu a eles um almoço antes de se dirigir à Arena Corinthians, palco da abertura da Copa. Além de chefes de Estado e de governo, participaram autoridades brasileiras e representantes da Fifa.

A mensagem, elaborada em conjunto por Brasil, Organização das Nações Unidas (ONU) e Fifa, ressalta que a Copa deve ser pela paz, contra o racismo e a favor do respeito entre as pessoas.

“Hoje, nos unimos todos para buscar, não só a vitória de nossas seleções em campo, mas também a vitória da paz. Juntamos nossas vozes na luta contra todas as formas de discriminação racial e em favor do respeito mútuo independentemente de gênero, raça, origem étnica, orientação sexual, religião ou classe. Esses são valores universais e aspirações que nos comprometemos a promover nesta Copa, nesta Copa do Mundo e depois dela”, diz a mensagem divulgada pela presidente.

Segundo o Palácio do Planalto, participaram do almoço os presidentes da Bolívia, Evo Morales; do Chile, Michelle Bachelet; da Croácia, Zoran Milanovic; do Paraguai, Horácio Cartes; além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e do Senado, Renan Calheiros, entre outras autoridades nacionais e internacionais.