É difícil uma mulher que não tenha mais de uma! Seja para sair ou para o dia a dia, assim como uma peça de roupa, a bolsa também exige cuidados extras na hora de guardá-la e higienizá-la. Isso ajuda a aumjentar a vida útil deste acessório tão presente na rotina das mulheres, principalmente quando é uma peça de couro ou um pouco mais cara.

Trabalhando com moda há 25 anos, a estilista de bolsas Elyane Fiuza, dá algumas dicas simples para manter o visual novo da peça por um longo tempo. E se a dúvida é como limpar a peça, Elyane sugere o uso de sabão de coco.

“Com um pano branco, que pode ser as usadas nas antigas fraldas, passe por toda a bolsa, sobretudo nas partes mais sujas, esfregando de leve o sabão diluído na água. Em seguida, com outro pano limpo e seco, retire por completo o sabão e seque a bolsa”.

A profissional explica que a peça nunca deve ser deixada de molho nem colocada em máquinas de lavar, pois o couro absorve a água e pode, aos poucos, endurecer. O forro da bolsa pode ser limpo da mesma forma, assim como materiais sintéticos ou camurça. Já as bolsas feitas em lona podem ser lavadas na mão, também com sabão de coco.

Para não enferrujar, o processo de limpeza nas ferragens deve ser realizado com uma flanela. Esse procedimento deve se repetir a cada três meses.

E uma dica simples pode salvar sua bolsa. Aquele hidratante de corpo pode ser passado em pequena quantidade para hidratar o couro.

“Após o material absorver o creme, o que deve ocorrer em poucas horas, a peça está pronta para ser armazenada. O ideal é não guardar em local úmido. Elas devem ser colocadas em uma sacola que respire. Pode ser em TNT, voil ou tule. Nunca em uma sacola de plástico, pois ela evita a circulação de ar”, explica Elyane.

Com estes cuidados básicos, que podem ser facilmente feitos em casa, sua bolsa poderá ser usada por muitos anos, mantendo aspecto novo, garantindo o investimento feito na peça.