Depende da quantidade de tapetes que Suzana Beal, de 49 anos, faz para o Corpus Christi a preparação começa com dias ou até meses de antecedência da data que simboliza o mistério da Eucaristia. Ministra na paróquia São José, a funcionária pública conta que começou a confeccioná-los com tampinhas de garrafas há 5 anos e desde então nunca mais parou.

De inicio, ela diz que encapava as tampinhas, uma a uma, com papel crepom. “Dava muito trabalho. Passei meses preparando o material. Machuquei até os cotovelos de tanto ficar debruçada no chão para confeccionar os tapetes”, conta.

No ano seguinte, em 2010, mudou a técnica. Passou a pintar as tampinhas, também uma a uma, e levar o material pronto para a rua para confeccionar os tapetes.

Em 2011, ano em que fez os 32 metros reservados para a paróquia, o trabalho foi extenso. “Fiquei seis meses fazendo os tapetes. Fiz os 17 tapetes que foram para a rua. Um deles está guardado até hoje”, conta orgulhosa, mostrando sua ‘obra’ emoldurada na parede do salão paroquial.

No ano seguinte, Suzana conta que desenvolveu nova técnica e o trabalho ficou menos complicado. “Passei a colar as tampinhas em um papel craft já com o desenho formado, depois as pinto com a tinta spray”, conta.

A mesma técnica é usada a ainda hoje. E neste ano, dois tapetes feitos por Suzana já estão prontinhos para ser posto na rua. Um deles tem a imagem de São José, o santo padroeiro da paróquia. No outro o nome da paróquia e o tempo de fundação. “Dois tapetes já estão garantidos, os outros 14/15 vão ser feitos amanhã, com os demais voluntários”, conta.

Tampinhas

Para juntar as tampinhas para fazer os tapetes, Suzana também prepara uma força-tarefa. Nos primeiros anos, conta que pegava as tampinhas em uma lanchonete no Mercadão Municipal e em outra na Avenida Bandeirantes. Do ano passado para cá, o pároco passou a pedir para a comunidade ajudar e este trabalho, a voluntária não teve mais.

Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.