Geral

Dia da Árvore terá ações de educação ambiental e arborização do Parque Jacques da Luz

Celebrado neste domingo (21), o Dia da Árvore terá uma programação especial em Campo Grande a partir das 8h, no parque Jacques da Luz, na Moreninha II. O espaço será palco de diversas atividades de promoção à educação ambiental realizadas por alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Controle Ambiental da Universidade […]

Arquivo Publicado em 20/09/2014, às 17h02

None

Celebrado neste domingo (21), o Dia da Árvore terá uma programação especial em Campo Grande a partir das 8h, no parque Jacques da Luz, na Moreninha II. O espaço será palco de diversas atividades de promoção à educação ambiental realizadas por alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Controle Ambiental da Universidade Anhanguera-Uniderp, unidade Agrárias.

A principal delas é o plantio de 700 mudas de árvores nativas do cerrado, tais como ipê, paineira, aroeira, entre outras espécies, para a arborização do parque. “A população está convidada a ter uma experiência em prol da melhoria do meio ambiente e do espaço de convivência da comunidade Moreninhas”, diz o professor do Pronatec Anhanguera-Uniderp, Rodrigo Borghezan.

Estão previstas também orientações gratuitas sobre reutilização de óleo de cozinha para fazer sabão caseiro. Os alunos da universidade vão ensinar os participantes como manejar de forma correta esse resíduo para não prejudicar a natureza. “Se descartado incorretamente, ele danifica estações de tratamento de água, entope canos. Quando chega a rios interfere no equilíbrio ambiental e se jogado no solo forma uma camada impermeabilizante dificultando o escoamento da água das chuvas” explica a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Luciana de Andrade.

A programação inclui ainda apresentação da compostagem doméstica, um processo simples de tratamento dos resíduos orgânicos dentro casa – como restos de fruta, verduras, legumes, entre outros. Os alunos vão mostrar métodos simples de como construir uma composteira para destinação de sobras de alimento, tendo como resultado deste processo a formação de adubo e biofertilizante, ótimos para vasos e canteiros.

Coleta seletiva será outro tema trabalhado. Em parceria com educadores ambientais da empresa Solurb serão realizadas atividades dinâmicas de sensibilização sobre a importância do correto acondicionamento dos resíduos e da separação do descarte. Como incentivo, serão distribuídos brindes aos participantes.

Para o público infantil haverá teatro de bonecos com uma peça promovida pela Fundação Neotrópica. O espetáculo “Nas asas do vento” conta a história de uma família de papagaios que é ameaçada por traficantes, que coletam os filhotes dentro dos ninhos para vender nas grandes cidades. A história aborda, de maneira lúdica e agradável, a temática do tráfico de animais silvestres no Pantanal que remete a reflexão sobre a importância da conservação da fauna e flora.

Além disso, as crianças participarão de uma atividade de pintura de máscaras para dar um novo olhar ao papel do morcego na natureza. “Enquanto colorem, vamos informar sobre a importância desse animal para o ecossistema e retirar a má imagem que eles possuem”, afirma Rodrigo Borghezan.

Parceiros

O evento conta com o apoio da Águas Guariroba, Funesp, Semadur, Solurb, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Rádio FM Moreninhas, Fundação Neotrópica Brasil, Trupe Bobos da Plebe e do artista Rafael Mareco, que fará grafite em tambores para posteriormente serem utilizados como lixeiras do parque.

Responsabilidade Social

Realizado por estudantes dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Controle Ambiental da Universidade Anhanguera-Uniderp, o projeto CulturÁrvore 2014 integra a disciplina de Extensão à Comunidade, ministrada na grade de ensino pelo Professor Rodrigo Borghezan.
As atividades também fazem parte da Semana do Ensino Responsável promovida pela Universidade em alusão ao Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular, comemorado no dia 21 de setembro, assim como o Dia da Árvore.

Jornal Midiamax