Só para manter a infeliz tradição, dois times desistiram de disputar a Série B do Campeonato Estadual pouco antes do seu início. Assim como Sidrolândia e Nova Andradina no ano passado, Portuguesa e Moreninhas, ambos de Campo Grande, alegando problemas financeiros, pediram afastamento. Como haviam confirmado participação no último Arbitral, os dois clubes ficam afastados de competições profissionais pelos próximos dois anos. Antes, o Bataguassu já havia feito o mesmo pedido e o campeonato, que teria dez times, começa com apenas sete.

Mas a saída dos dois clubes acabou prejudicando mesmo o Operário FC. Coincidentemente, ambos estavam no Grupo B, junto com o Galo, Corumbaense e ainda o Campo Grande. Agora, a chave segue com apenas os três remanescentes, o que fará com que cada um faça dois jogos como mandante e outros dois como visitante para buscar uma das duas vagas na fase semifinal. Como o Operário será obrigado a jogar os três primeiros jogos como mandante fora da Capital, jogar perto dos torcedores operarianos apenas se o time for um dos finalistas e, consequentemente, já garantido na Série B. Se fossem mantidos os cinco times originais, a pena terminaria ainda na primeira fase.

A alternativa do clube para o problema será disputar seus jogos, inicialmente, no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, cerca de 150 km de Campo Grande.

Trabalho segue

Independente dos problemas de organização do campeonato, o técnico Gilmar Calonga continua os trabalhos para montar o time que estreia contra o Corumbaense fora de casa no próximo dia 20, às 18h. Com a saída do Itaporã da Série D, ganhou o reforço do zagueiro Jaime e do meia Uélison Santana. Na programação, um último jogo treino neste fim de semana contra o Camapuã, integrante do Grupo A.