Balanço parcial divulgado nesta terça-feira (4) pela Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) aponta que, entre sábado (1) e o início desta tarde, 377 pessoas foram presas por urinar nas ruas durante os blocos de Carnaval no Rio de Janeiro.

De acordo com a secretaria, 94 dos detidos eram mulheres e 20, estrangeiros. Desde o início dos desfiles dos blocos carnavalescos deste ano, no dia 15 de fevereiro, a Seop levou para a delegacia um total de 551 “mijões” (127 mulheres e 19 estrangeiros).

Neste ano, as equipes do Lixo Zero também participam da fiscalização. As pessoas flagradas fazendo xixi na rua foram multadas em R$ 157.

A fiscalização também atuou no combate ao estacionamento irregular. Foram rebocados 81 veículos por estacionarem em locais não permitidos em áreas onde ocorreram desfiles dos blocos entre segunda-feira (3) e a manhã desta terça.

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com apoio de guardas municipais, realizam na manhã desta terça-feira (4/03) uma operação de combate à desordem durante os desfiles dos blocos carnavalescos 2014. Durante a apresentação do bloco Carmelitas, em Santa Teresa, os agentes levaram 10 mijões (sendo 4 mulheres) para a delegacia por urinarem nas ruas.

Ontem, durante o desfile dos blocos Afroreggae, na Avenida Rio Branco e do Bloco Cru, na Praça XV, os agentes levaram 70 mijões (sendo 11 mulheres e 3 estrangeiros) ) para a delegacia por urinarem nas ruas.

A novidade na fiscalização ao xixi na rua deste ano é que a Seop está contando com o apoio das equipes do Lixo Zero. As pessoas flagradas fazendo xixi na rua foram multadas em R$ 157.

Durante a madrugada, houve também uma operação de combate à desordem no entorno do Sambódromo, durante o segundo dia de desfile do Grupo Especial.

Foram apreendidos com ambulantes irregulares 45 unidades de bebidas diversas e uma caixa de som. O estacionamento irregular também foi alvo da operação, com 53 veículos rebocados.