O Parlamento da Índia viveu nesta quinta-feira um dia de caos quando um deputado utilizou um spray de pimenta contra colegas e congressistas destruíram um computador e um microfone, informou a imprensa local.

A Lok Sabha (câmara baixa) se preparava para votar uma lei para dividir o estado de Andhra Pradesh e criar o de Telangana quando o parlamentar L. Rajgopal, do governamental Partido do Congresso, lançou spray de pimenta em vários deputados, segundo a “NDTV”.

Em seguida, Rajgopal, que é contra a partilha de Andhra Pradesh, apesar de que seu partido ser a favor, comeou a brigar com outros parlamentares e quebrou um vidro. “Este governo não pode aprovar a lei”, disse Rajgopal.

Vários deputados foram atendido pelo serviço médico da câmara e quatro foram transferidos para um hospital devido aos efeitos do gás pimenta.

Além disso, congressistas contrários à divisão do estado destruíram um computador e um microfone para evitar que a sessão continuasse.

O ministro de Desenvolvimento Urbano, Kamal Nath, afirmou que o incidente é “uma grande mancha na democracia” do país.

Outros parlamentares pediram a suspensão imediata de Rajgopal e inclusive sua detenção, de acordo com o jornal digital “Firstpost”.

O governante Partido do Congresso anunciou em julho a criação no sudoeste da Índia do estado de Telangana, o 29º do país, que surgiria por meio da partilha em dois da região de Andhra Pradesh.