Campinas, cidade do interior paulista, teve 17.136 notificações de dengue desde o início do ano, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. No fim de março, o número de casos era 8.236. O município já registrou uma morte por dengue, de uma idosa de 69 anos, e quatro mortes estão sendo investigadas.

Em virtude do grande número de casos suspeitos, os pacientes que chegam à rede de saúde em Campinas com os sintomas da doença recebem tratamento imediatamente. Para agilizar o atendimento, os exames de sorologia não estão sendo feitos.

A prefeitura afirrmou que retirou 83 mil toneladas de entulhos, para eliminar criadouros do mosquito da dengue, em um mutirão de limpeza feito em 200 bairros da cidade, principalmente, nas regiões mais afetadas: Campo Belo, Campo Grande e Ouro Verde.

Segundo nota da administração municipal, foram limpos 20 quilômetros de córregos. “Muitos deles não recebiam ações de limpeza há dez anos”, diz o comunicado. A nebulização também foi intensificada, com a ajuda de quatro máquinas e dez equipes. A cidade, recebeu 66 médicos estrangeiros e autorizou a contratação de 122 enfermeiros.